Comprovado! Os homens roncam mais (e mais alto)

O ronco é um dos distúrbio mas conhecidos e também um dos mais chatos entre eles, mas nem todos sabem que ele pode ser um alerta do corpo para indicar que há uma irregularidade. Esse é um distúrbio respiratório que atinge entre 30% é 40% dos adultos e é mais frequente no sexo masculino, por conta de algumas diferenças fisiológicas. Estudos da Associação Brasileira do Sono declaram que o ronco afeta aproximadamente 24% dos homens e 18% das mulheres. Apesar distúrbio comum, mas como saber quando esse incômodo se torna um risco para a saúde?

Existem dois tipos de ronco: o posicional e o rítmico. O primeiro não apresenta problemas e produz o mesmo som no decorrer da noite. No rítmico o barulho é crescente e decrescente com intervalos de silêncio.  

Ao identificar esse sintoma no seu parceiro, peça para que procure um médico, pois pode ser um sinal para a síndrome de apneia do sono, uma doença que pode levar a parada respiratória. Se esse não for o caso, saiba as causas e amenize o problema:

  • Deitar de barriga para cima não é recomendado, a melhor postura para dormir é a lateral, mantendo a coluna alinhada, para que o fluxo de ar possa fluir melhor.

  • Uma das causas comuns é a obesidade. No caso dos homens, a tendência é engordar em torno do pescoço e da barriga, o que contribui para que o ronco seja frequente e até adquira um ruído mais alto.

  • O consumo de álcool e o uso de calmantes também podem ter influência, pois relaxam o músculo da faringe.

A  mudança de posição pode ser suficiente, mas em casos mais avançados, recomenda-se procurar orientação com profissionais para um diagnóstico mais preciso.

REEDUCAÇÃO POSTURAL DO SONO

É aconselhável dormir com dois se dormir com dois travesseiros, sendo um para apoio da cabeça, em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço. E outro entre os joelhos, que deverão estar preferencialmente semiflexionados.

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!