Dicas para evitar a insônia

A insônia pode causar problemas no dia a dia, como falta de concentração e até fortes dores de cabeça. Por isso, é importante dormir bem para que o corpo fique descansado. No caso de adultos, recomenda-se dormir entre seis e oito horas. Já crianças devem dormir pelo menos por 10 horas, em virtude da fase de crescimento – é durante o sono que ocorre o crescimento do corpo.

– A seguir, saiba como evitar a insônia.

Alimentação com qualidade
Para combater a insônia, a alimentação pode ser uma aliada. Para isso, é necessário, por exemplo, ingerir alimentos livres de oxidantes. Além disso, os horários das refeições devem ser fixos. Assim, o organismo trabalha mais rápido e fica mais protegido de doenças geradas pela falta de vitaminas.

O café da manhã deve ser a principal refeição do dia, mas a refeição mais “pesada” deve ficar para o almoço. No jantar, consuma mais legumes e verduras para melhorar o sono durante a noite.

Evite o consumo de alimentos com muito álcool e cafeína horas antes de ir à cama, pois prejudicam a qualidade do sono. Evite também alimentos de difícil digestão, e não se alimente em grande quantidade à noite. Não vá dormir em jejum, pois a sensação de fome pode causar insônia.

Exercícios físicos
Com a prática regular de exercícios físicos, o coração é beneficiado. Com a melhora no funcionamento do coração, reduzimos o estresse e aumentamos a nossa resistência. Consequentemente, dormimos melhor. Mas não é só isso: ao realizarmos atividades físicas, liberamos endorfina e aumentamos o metabolismo, resultando numa sensação de conforto. O efeito de energia gerado pelos exercícios cai após cinco horas, momento em que o corpo começa a ficar sonolento e pronto para descansar. Estudos ressaltam que pessoas ativas, socialmente e fisicamente, têm sonos melhores.

Organização do horário
Além da alimentação, é necessário ter horários pré-determinados para ir dormir e para acordar pela manhã. Assim, “adestramos” o nosso relógio biológico. Apenas com a organização dos horários no dia a dia é possível regularmos o corpo para que ocorre o autoconhecimento.

Momentos para relaxar
Antes de dormir, após um dia muito agitado, é preciso realizar atividades que relaxem o sistema nervoso central do cérebro. Do contrário, atividades que exijam muito do cérebro podem causar a insônia. Portanto, ouça músicas ou assista programas de TV que lhe transmitam tranquilidade, pratique exercícios de yoga ou realize outras atividades que ofereçam prazer antes de dormir.

Na hora de ir para a cama, esqueça os pensamentos negativos e desligue a mente para que o cérebro descanse. Além disso, ambientes calmos e silenciosos são fundamentais para evitar a insônia.

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