Quando o sono vira doença

Apesar de dormir ser uma atividade extremamente prazerosa, muitas pessoas não conseguem ter uma noite de sono tranquila. Na verdade, existem mais de 100 tipos de distúrbios do sono. Alguns são conhecidos, mas há um bom número de comportamentos incomuns durante o sono que não ouvimos falar, alguns bem bizarros. 

Percepção errada do estado de sono

Também chamado de insônia paradoxal, acontece quando, mesmo dormindo um sono regularmente dentro dos padrões de normalidade, a pessoa tem a sensação de que dormiu pouco, ou não dormiu nada. As pessoas não são muito boas em medir com precisão o seu relógio interno e poucas conseguem quantificar a quantidade de sono, e acabam subestimando ou superestimando-o. Ocorre geralmente entre homens jovens e de meia-idade e pode causar ansiedade e depressão. O tratamento é comportamental, e o uso de medicamentos podem aliviar o sintoma.

 Ereções dolorosas relacionadas ao sono 

Alguns homens, geralmente mais velhos e de meia idade, apresentam quadros de ereção dolorosa,  mesmo tendo um processo normal e indolor durante o período em que estão acordadas. Esse transtorno pode acabar gerando insônia, ansiedade e estresse. Embora não haja estudos que comprovem a eficácia, medicações podem aliviar os sintomas de alguns pacientes.   

 Variação da necessidade de sono 

Para ter energia no dia seguinte, um adulto precisa em média de sete a oito horas de sono. O problema é quando as pessoas começam a representar um lado extremo, como dormir apenas cinco horas por noite, ou, do contrário dormir por até dez horas ou mais. Pessoas que dormem demais, podem ter um risco maior de depressão e ansiedade, enquanto pessoas que dormem pouco podem ter episódios de hipomania e, segundo alguns estudos, morrerem mais cedo. Esses casos são raros e tendem a ser hereditários. 

Distúrbio alimentar relacionado ao sono 

Apesar de ser normal a vontade de comer besteiras durante a madrugada, esse distúrbio acontece quando a pessoa não tem conhecimento de sua alimentação durante o sono. Esse comportamento extremo, pode causar obesidade e apresenta alguns riscos: como obesidade, problemas de saúde relacionado à ingestão de alimentos crus ou estragos e também lesões e cortes pelo uso inconsciente de instrumentos de cozinha. 

Transtorno de movimento rítmico 

Acontece normalmente com crianças, que se mexem muito durante o período do sono, ou batem a cabeça na cabeceira ou no colchão. Pode ser visto durante os períodos em que está acordada, mas quase dormindo e durante as fases mais profundas do sono. Pode desaparecer conforme a pessoa envelhece. Raramente precisa de tratamento e forrar a cama com material macio é recomendado para prevenir lesões. 

Mioclonia noturna 

Apesar de estar na lista, é um mal comum, e de acordo com estudos, mais de 60 a 70% das pessoas já passaram por isso pelo menos uma vez. É o impulso ou sensações de queda involuntárias que acontecem quando a pessoa está prestes a cair no sono. Pode fazer a pessoa despertar de imediato e fazer com que a pessoa tenha dificuldade de voltar a dormir. É comum a pessoas que tem padrões irregulares de sono, consomem muita cafeína e estão sob fator de estresse. 

Dependência de álcool noturna 

Algumas pessoas usam o álcool para induzir o sono. Quando mantém o hábito por mais de um mês, correm o risco de se submeterem ao alcoolismo já que, com o tempo, o efeito pretendido diminui e as pessoas acabam optando por aumentar a dose. Também é comum queixas de despertar frequentemente durante os sonhos, dores de cabeça, desidratação e sintomas de abstinência leve. 

 Apneia Central 

Diferente da apneia no qual a maioria das pessoas sofrem, em casos de apneia central, o cérebro não dá sinal ao corpo para respirar e a pessoa prende a respiração. Pode ocorrer em pessoas que abusaram de medicamentos ou analgésicos, sofreram traumas no crânio ou acidentes vasculares cerebrais, ou que sofrem de doença cardíaca ou renal. O tratamento requer uma máquina que ajuda a regular a taxa respiratória. As consequências podem ir desde obesidade, diabetes a parada cardíaca. 

 

 

 

 

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!