Sono acumulado? Manutenção nele!

 

 

 Muitas pessoas descansam pouco durante a semana e, quando sexta a noite finalmente chega, sentem vontadade de se jogar na cama, para compensar o sono que ficou acumulado. Apesar de parecer que vale a pena, um estudo realizado pela faculdade de Medicina Penn States nos Estados Unidos revelou que dormir muito nos dias de descanso não repõe os danos causados pela privação de sono constante. Na verdade, esse hábito não contribui para melhorar seu desempenho cognitivo. 

Acordar tarde nos finais de semana pode ser prejudicial para a qualidade de sono dos próximos dias, já que desregula o relógio biológico e pode causar distúrbios de sono. O ideal é entrar nos eixos e começar a praticar uma rotina de descanso regular.   

Também é necessário um sono de qualidade, e isso pode ser até mais importante do que contar as horas de sono. Quem dorme mal e menos do que o necessário tem menos disposição para atividades físicas, além de envelhecer precocemente e ser uma porta liberada para várias doenças. Por isso, a recuperação do sono deve ser feita de forma gradual até voltar ao normal. 

 

DICAS PARA DORMIR O SUFICIENTE E MELHOR:  

 

Para começar, use um travesseiro confortável e que não prejudica a coluna, não há nada mais desagradável do que passar as noites com dores. A posição de lado com dois travesseiros é a mais indicada pelos especialistas. Um deles deve apoiar a cabeça, em altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço. O segundo travesseiro deve ser usado entre os joelhos, que devem estar semiflexionados, para melhor alinhamento da coluna.

O quarto deve ser escuro e silencioso, já que a claridade atrapalha o sono. Se desligue! Antes de dormir evite o agito e prefira atividades relaxantes, como meditação e alongamento e evite checar as redes sociais e assistir tv. 

Além disso, dê preferência aos  alimentos leves durante a noite, como frutas e legumes.  Algumas refeições facilitam a digestão e evitam que você fique com a barriga pesada e vontade de ir ao banheiro no meio da noite.

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