36,5% da população brasileira demonstra dificuldades para dormir, segundo pesquisa

Segundo um levantamento da Associação Brasileira do Sono, 36,5% dos brasileiros tem dificuldades para dormir. Esse número representa cerca de 73 milhões de pessoas.

Em uma comparação, seria o mesmo número da soma dos habitantes de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Outro levantamento, dessa vez do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBG), na Pesquisa Nacional da Saúde (PNS), indicou que mais de 11 milhões de brasileiros, cerca de 7,6% da população, usam remédios para ajudar a dormir.

Muitas pessoas acabam dormindo pouco por conta do estresse causado por excesso de trabalho, estudo, insatisfação no emprego e em relacionamentos amorosos, barulhos e tantas outras situações. Essas situações podem desenvolver a insônia crônica, uma doença que deve ser tratada, em casos mais extremos, com o uso de remédios prescritos por um médico.

Outro fator que atrapalha muito na qualidade do sono é a luminosidade. A luz da tela dos aparelhos eletrônicos, como smartphones, tablets e televisões podem ajudar no desenvolvimento da insônia. A luminosidade afeta diretamente a produção do hormônio responsável pelo sono, a melatonina. É recomendado que se suspenda o uso dos aparelhos uma hora antes de ir para a cama.

Há também doenças e distúrbios que afetam o sono, como a apneia, a síndrome das pernas inquietas, o sonambulismo, a paralisia do sono, o terror noturno, entre outras situações. É muito importante buscar se informar sobre essas doenças e buscar auxilio médico para resolver o problema.

Confira algumas dicas para ter uma noite de sono de qualidade:

1 – Evite dormir durante o dia

2 – Não coma refeições pesadas antes de dormir e evite bebidas alcoólicas e bebidas estimulantes como café, energéticos e os chás preto, verde e mate por no mínimo 6 horas antes de dormir

3 – Busque manter a qualidade de seu ambiente de sono, mantendo-o confortável, escuro, silencioso e com temperatura agradável.

 

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