Duas noites seguidas de sono prolongado podem reduzir o risco de diabetes associado à restrição de sono

Realizado no laboratório do sono da Universidade de Chicago, um estudo revelou que duas noites seguidas de sono prolongado, o que ocorre geralmente no fim de semana, parece compensar o aumento do risco de diabetes associado à restrição de sono a curto prazo durante a semana de trabalho – pelo menos em relação a homens magros, jovens e saudáveis submetidos a uma dieta controlada.

 

Segundo o estudo, a restrição de sono (de quatro a cinco horas de sono por noite) a curto prazo pode aumentar o risco de diabetes em cerca de 16%, comparável ao aumento do risco causado pela obesidade. Mas duas longas noites recuperando o sono perdido podem reverter os efeitos metabólicos negativos de quatro noites consecutivas de sono restrito.

Participaram do estudo 19 homens magros, jovens e saudáveis. Em uma ocasião, permitiu-se que eles dormissem normalmente, 8,5 horas na cama por quatro noites. Em outra ocasião, eles foram, primeiramente, privados de sono; podiam dormir apenas 4,5 horas na cama por quatro noites; em média, dormiram 4,3 horas todas as noites. Posteriormente, eles foram autorizados a ter duas noites de sono prolongado; dormiram, em média, 9,7 horas.

Ao determinarem a sensibilidade à insulina dos participantes e o índice de disposição (preditor do risco de diabetes), os pesquisadores observaram que, após quatro noites de restrição de sono, a sensibilidade à insulina dos participantes diminuiu em 23% e o risco de diabetes aumentou em 16%. No entanto, após duas noites de sono prolongado, a sensibilidade à insulina e o risco de diabetes retornaram aos níveis normais.

"Embora os achados deste estudo sejam uma evidência de que dormir mais no fim de semana pode ajudar a recuperar o sono depois deuma semana com privação de sono, este não foi um estudo de longo prazo e nossos sujeitos passaram por esse processo apenas uma vez. No futuro, pretendemos estudar os efeitos dos horários de sono ampliados do fim de semana nas pessoas que repetidamente restringem o sono da semana”, disse Josiane Broussard, PhD, professora assistente de pesquisa no Departamento de Fisiologia Integrativa da Universidade de Colorado em Boulder.

Fonte: Diabetes Care

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!