Segredo surpreendente do café contra o sono

Em pesquisa publicada na revista Science Translation Medicine, foi constatado que a cafeína atrasa a produção de melatonina, hormônio do sono. Dessa forma, ela é capaz de desacelerar o relógio interno do corpo humano. O estudo consistiu na análise de células cultivadas no próprio laboratório, expostas à cafeína, a fim de verificar as alterações do seu ritmo.

A exposição à luz faz parte do controle interno do nosso relógio biológico. Pensando nisso, um outro estudo realizou experimentos à meia luz. Na Universidade de Colorado Boulder, nos EUA, cinco pessoas ficaram em um laboratório por 50 dias, passando a maior parte do tempo sob uma luz suave. Os pesquisadores constataram que apenas uma dose de cafeína foi capaz de atrasar o relógio interno em 40 minutos.

Analisando toda a pesquisa, é possível afirmar que os resultados podem ajudar no tratamento de distúrbios do sono, uma vez que a cafeína afeta diretamente o controle do organismo. Além disso, um dos pesquisadores diz que isso também poderia ser útil em situações de jet lag. Se você estiver voando de leste para oeste, por exemplo, ingerir cafeína na hora certa do dia poderia acelerar o tempo que levamos para superar esse processo.

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!