Crianças também sofrem com apneia do sono

Síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) não é um problema que afete somente adultos, embora estes sejam as vítimas mais frequentes do distúrbio do sono mais comum que existe.

A recomendação médica é de que crianças e adolescentes que roncam frequentemente devem passar por exames periódicos para prevenir a SAOS. A síndrome se caracteriza pelo fato de a pessoa precisar fazer esforço para respirar durante o sono. A respiração é bloqueada enquanto a pessoa dorme, provocando sintomas como falta de ar, interrupção do sono e dificuldades de aprendizagem.

Outros problemas mais sérios podem surgir a partir da SAOS, como doenças cardiovasculares e atraso no crescimento e desenvolvimento da criança. O aumento das amígdalas ou das adenoides é a principal causa da apneia em crianças. Uma vez feita a cirurgia para retirada, o problema desaparece.

Como a obesidade é um dos fatores de risco para o desenvolvimento da SAOS, se a criança ou adolescente estiver muito acima do peso, isso deve ser levado em consideração caso a apneia do sono esteja presente.

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!