Insônia ocorre com maior freqüência em idosos

A prevalência de insônia no idoso varia de 19 a 38% em estudos recentes. A insônia que ocorre com mais frequência do que no jovem é secundária a doenças neurológicas (Alzheimer, Parkinson, síndrome das pernas inquietas) e cardiorrespiratórias. Por isso, é mais grave e necessita de mais cuidados.

Distúrbios próprios do envelhecimento, como a noctúria (despertar à noite para urinar) e a menopausa, também alteram o sono. No homem, a noctúria está relacionada à hipertrofia prostática e, na mulher, à resistência uretral pós-menopausa (a terapia de reposição hormonal ocasiona melhora deste quadro).

A insônia psicofisiológica ou primária também é mais frequente no idoso provavelmente devido a fatores psicológicos devidos ao isolamento social, empobrecimento material, pouca exposição à luz solar e ansiedade decorrente do medo à morte e outras doenças. Frequentemente, a insônia no idoso é tratada sem uma avaliação criteriosa de suas causas, sendo muito perigosa a automedicação.

Ronco e Apneia do sono no idoso

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é uma condição onde o indivíduo apresenta paradas respiratórias ou redução da frequência respiratória durante o sono, ocasionando dificuldade de oxigenação, vários despertares durante a noite e sonolência durante o dia. Ocorrem cada vez mais casos de SAOS com o aumento idade, 42% dos indivíduos de ambos os sexos com idade maior que 65 anos apresentam mais de cinco paradas respiratórias por hora durante o sono, por causa do fechamento momentâneo das vias respiratórias.

Existem fatores dependentes da idade que poderiam explicar o aumento do número de casos de síndrome de Apneia-hipopneia do sono no idoso. Entre estes fatores, o mais conhecido é a maior tendência do colapso das vias aéreas superiores por um enfraquecimento da musculatura da faringe. Isto explica o próprio ronco, e a partir de certo grau, a apneia. A diminuição da função da tireoide, o aumento de peso e a diminuição do controle da respiração também favorecem este problema no idoso.

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!