10 dicas para melhorar a qualidade do seu sono

O organismo necessita do sono não apenas para descansar o corpo. Existem diversos processos metabólicos que acontecem enquanto dormimos. Por isso, cada vez se investe na qualidade do sono, seja por meio de pesquisas, seja pelo desenvolvimento de produtos medicamentosos.

Mas existem coisas que todo a pessoa deveria fazer, ainda que não tenha problemas para dormir. Pode até ser considerada como uma prevenção. Estamos falando da higiene do sono. Ela tem relação com a melhoria de fatores ambientes e a redução de maus hábitos prejudiciais ao sono.

Confira as dicas a seguir para melhorar a qualidade do seu sono:

1. Álcool e cafeína prejudicam o sono. Evite o consumo desses produtos
2. Assista TV na sala, não no quarto. Quartos foram feitos para dormir.
3. Deixe o celular longe. Se você é daquelas pessoas que não conseguem deixar o celular de lado, pelo menos use a iluminação noturna de tela. A maioria dos aparelhos possui este recurso. Mas na hora de dormir, melhor não ter nenhum aparelho eletrônico no quarto.
4. Evite luzes intensas à noite. Mantenha a iluminação mais suave pelo menos duas horas antes de dormir
5. Não fume. Além de tudo o que você já sabe de ruim sobre o tabagismo, acrescente o prejuízo ao sono
6. O quarto deve ficar o mais escuro possível e a temperatura de forma que você fique confortável
7. Pratique atividades físicas até quatro horas antes de dormir. Caso contrário, o efeito que você gostaria que o exercício tivesse – de relaxamento – não acontecerá.
8. Tenha um bloco e caneta por perto caso lembre de alguma coisa a fazer no dia seguinte. Você anota e não precisa se preocupar se vai lembrar no dia seguinte.
9. Tenha uma rotina de sono e procure dormir sempre no mesmo horário
10. Use um colchão de acordo com sua altura e peso

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