Conheça alguns raros distúrbios do sono

Apneia do sono, sonambulismo, bruxismo e narcolepsia são alguns distúrbios do sono que ocorrem frequentemente. Mas existem outros tipos de problemas que afetam uma pequena parcela da população, mas que merecem ser conhecidos.

Cataplexia – quando uma pessoa fica muito assustada ou ri demais pode não conseguir se mover, pois ocorre uma perda repentina do tônus muscular provocada por emoção forte. Normalmente, os ataques duram poucos minutos e podem ser tratados com medicação. Muitas pessoas que têm narcolepsia também podem sofrer de cataplexia. Embora incapaz de se mover, um paciente que tem narcolepsia com cataplexia pode adormecer durante este período de tempo.

Mioclonia noturna - são pequenos espasmos que podem prejudicar o sono. Enquanto dormimos, nós temos alguns distúrbios, entre eles o de movimento. A mioclonia são pequenos espasmos que fragmentam o sono, comprometendo o descanso. É um transtorno muito comum e geralmente não requer tratamento. Os pacientes são encorajados a tentar reduzir os níveis de estresse, ingestão de cafeína e dormir mais.

Distúrbio de movimento rítmico – ocorre em crianças com cerca de 9 meses e não costuma persistir após os 4 anos. Caracteriza-se por movimentos repetitivos que envolvem o segmento cefálico e cervical. Os episódios duram por volta de 5 a 15 minutos e quase sempre ocorrem logo depois que a criança adormece. O movimento rítmico pode ser visto durante os períodos em que a criança está acordada, mas quase dormindo, e pode continuar ou ocorrer de novo durante as fases mais profundas do sono. Raramente precisa de tratamento.

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!