Problemas que podem afetar seu sono

Existem pessoas que têm dificuldade para pegar no sono, outras dormem com facilidade, mas acabam despertando várias vezes ao longo da noite. Ambas as situações são negativas e se refletem na disposição no dia seguinte. Saiba o que costuma atrapalhar o sono:

Ruídos e desconforto

Antes de entrar na fase mais leve do sono, o cérebro ainda está ativo. Quando o sono leve começa, o hipotálamo começa a restringir o fluxo de informações dos sentidos para o cérebro. Mas ainda permite que alguns ruídos despertem. Ao entrar na fase de sono mais profundo, o cérebro fica menos sensível, mas ainda responde a sons altos, desconfortos e ao próprio nome chamado em voz alta.

Desrespeito ao ritmo circadiano

O ritmo circadiano corresponde ao ciclo de 24 horas do dia. Quem não tem o hábito de dormir sempre na mesma hora ou vai para cama muito tarde ou acorda muito cedo, não respeita o relógio biológico interno. Com isso, fica difícil dormir o suficiente. Evitar qualquer entrada de luz no quarto é uma medida importante. Assim como evitar o uso de computador e celular uma hora antes de dormir pelo menos.

Calor e frio

A temperatura adequada é fundamental para uma boa noite de sono.  Se estiver calor ou frio demais, ocorre desconforto e o sono é afetado.

Alimentação

Alguns alimentos prejudicam o sono. Os mais conhecidos são o café, por causa da cafeína, e o álcool. Bacon, queijo, nozes e vinho tinto, que possuem uma substância chamada tiramina.

Estresse

Mente ocupada demais acaba ficando estressada e prejudica o sono. É comum que o sono seja fragmentado e, com isso, insuficiente. Para tirar o foco dos problemas, os especialistas recomendam levantar e fazer alguma atividade para distrair a mente como quebra-cabeça.

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