Blog do Sono

Palestra com o Dr. Fábio Maraschin Haggstram,  "Dormir Bem é Envelhecer com Saúde" que ocorreu durante a Campanha da Semana do SONO, dia 15 de março às 15:00, no prédio 61 da PUC RS.

Neste sábado, termina o horário de verão: os ponteiros devem voltar uma hora quando for meia-noite. A mudança pode afetar o funcionamento do organismo, com consequências na saúde e no bem-estar das pessoas. Para John Araújo, médico e professor titular de Cronobiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o sono tem um caráter reparador para o cérebro e, por isso, é importante minimizar o impacto de atrasar o relógio e o ritmo do corpo. 

Sintomas como ressonar, sonolência em excesso ou cansaço durante o dia indicam que é possível estar com apneia obstrutiva do sono. Os pacientes que apresentam essa condição são 12 a 18 vezes mais propensos a acidentes vasculares cerebrais (AVC) e a enfartes do miocárdio. São, também, mais sujeitos a problemas no trabalho e a contrair infecções pela redução da capacidade de defesa do sistema imunológico.

         Segundo especialistas da Academia Americana de Pediatria (AAP), todas as crianças e adolescentes que roncam regularmente devem realizar exames periódicos, a fim de prevenir a apneia obstrutiva do sono. Essa condição acontece quando a respiração é bloqueada durante o sono, provocando sintomas como falta de ar, interrupção do sono e dificuldades na aprendizagem. A recomendação integra uma revisão da AAP acerca do diagnóstico e do tratamento da apneia infantil. 

Pagina 1 de 22

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!